Destaques Cadastre seu estabelecimento
Home Hospedagem Gastronomia
 

EM DESTAQUE:
LAGES - SC
 
PARQUE JONAS RAMOS"TANQUE"

Chamado popularmente de "Tanque". O Parque Jonas Ramos faz parte da historia de Lages. Correia Pinto, fundador de Lages, mandou construir um tanque, aproveitando 4 ou 5 fontes naturais que ali existiam, por volta de 1771, para que as mulheres pudessem lavar roupas sem serem molestadas por índios e animais ferozes. 
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO
O prédio, inaugurado em 01 de Janeiro de 1901, logo no início do século, segue os moldes italianos.
Na sua construção foram usados blocos de laje pedra natural da região.
Fone: 221-1000
Localizado na Rua Beijamin Constant - Centro 
TURISMO RURAL

Entre tantos atrativos, Lages conta também com o  Turismo Rural.
Fazendas se constituíram, a partir das pousadas, ao longo do caminho trilhado pelos tropeiros, que rumavam para as Feiras de Sorocaba. A pecuária predominada por várias extensão de terras, onde o homem e o cavalo fazem história, desde os primórdios. Sendo o lageano um povo hospitaleiro, surgiu a idéia de abrir as porteiras das fazendas para os turistas conhecerem a vida campeira, e conversar ao redor do fogo de chão.

Atualmente (10) dez fazendas estão preparadas, e recebem o ano todo, Turistas do Brasil e do Exterior, com um fluxo constante e ascendente.

A região conta com inúmeros atrativos como:
Parias, águas termais e hidro minerais, balneários e outros, campos, matas, rios, alagados, cascatas, um clima agradável, o inverno com temperatura de até 10º negativos, quedas de geadas e neve, as fazendas centenárias, que fazem parte da história, cultura e tradição do povo serrano, com sua hospitalidade espontânea, a musica, a dança, culinária campeira e tradicionais de imigrantes que colonizaram a região.
lidas campeiras, domas, manejo de animais, ordenha, castração, vacinação, tosquia, cavalgadas, passeio ecológico até as formações rochosas das pedras brancas, pesca, sapecada do pinhão junto ao pinheiro (araucária), roda de chimarrão ao pé de fogo de chão com pinhão cozido e assado na cinza do fogo, muitos causos e prosas.

Aperitivos: Caninha pura ou misturada, com frutas silvestres da região como: amora, uvaia, araçá, guavirola, butiá e tantas outras. Tira-gosto: Salame, queijo, costelas de ovelha, frescal...
Almoço: Churrasco no moquém temperado com sal cocho(sal grosso), arroz de carreteiro, quirera (canjiquinha) com costelas de porco, feijão de tropeiro com torresmo, moranga e batata doce carameladas, couve e uma variedade de saladas, todos os produtos crioulos(produzidos na fazenda).
Sobremesas: Doce de gila, doce de leite, arroz doce com canela, ambrosía, canjica com leite e coco em gemada de ovos, cafezinho e chá digestivo (chá de macela). Café da Tarde: Camargo(café torrado em casa bem forte, bem quente adoçado a gosto e o leite tirado diretamente da caneca do café, deixando-o bem espumoso), rosca de polvilho e coalhada, bolinho frito com açúcar e canela. 
Durante a estadia dos visitantes, CTG's, grupos de danças nativistas fazem suas apresentações demonstrando Cultura e Tradição aqui do Sul.
 

Fazendas que constituem o Turismo Rural

- Fazenda Asa Verde
- Fazenda Boqueirão
- Fazenda Capão Bonito
- Fazenda Ciclone
- Fazenda do Barreiro
- Fazenda Dourado Turismo Rural Ltda.
- Fazenda Nossa Senhora de Lurdes
- Fazenda Pedras Brancas
- Fazenda Refúgio do Lago
- Hotel Tessarolo
 
 

O Funcionamento
 

Pode ser até então um turismo inédito, o seu funcionamento lhe imprimiu características
próprias, que o distinguem de outras modalidades turísticas, entre elas
destacam-se:<
- Sede da Fazenda com atividades normais (agricultura, pecuária em geral de
corte e de ordenha)
- Atendimento pelos proprietários e familiares
- Culinária Típica Regional(paçoca de pinhão, rosquinha de coalhada, queijo
caseiro, arroz com charque, frescal de sereno, doce de leite, salames, e entre
outros o tradicional churrasco).
- Cultura Típica Regional - artesanato(madeira, couro, palha e lã), musica(gaúcha/nativista),
danças folclóricas, indumentárias, linguajar e hospitalidade típica do povo
serrano.
- Cavalgadas e caminhadas ecológicas, passeios em charretes, etc.(contato
direto com a natureza).
- Pousadas com características rústicas e aconchegantes.
- Causos pitorescos(lendas e estórias do povo local).
- Rios/pesca artesanal.
 
 

PONTOS TURÍSTICOS

IGREJA SANTA CRUZ 
Foi construída onde os tropeiros se reuniam, na colina do mesmo nome. A tradição remonta ao tempo do Monge João Maria de Agostinho, cuja cruz ergue-se do altar. A tradicional festa de Santa Cruz, realiza-se nos primeiros dias de Maio. Está localizada na Praça Siqueira Campos. Fone: 222.2710. 
CACIMBA DE SANTA CRUZ
A Cacimba de Santa Cruz foi construída ao pé da Colina que lhe deu o nome. Em 1968, com a inauguração do abastecimento à domicilio, a municipalidade achou melhor desativá-la soterrando-a. Em 1976, foi restaurada cuidadosamente .
PREFEITURA DO MUNICÍPIO
O prédio, inaugurado em 01 de Janeiro de 1.901, logo no início do século, segue os moldes italianos. Na sua construção foram usados blocos de laje pedra natural da região.
SALTO DO RIO CAVEIRAS
Localiza-se à 20 Km do Centro, em direção a São José do Cerrito, um local de rara beleza, é formado por um grande lago, barragem, cascata e uma área verde. Local aprazível para pesca, descanso e lazer. 
A Usina do Caveiras, que por muito tempo forneceu energia para a cidade de Lages e ainda é usada emergencialmente.
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
Acervo de: 23.055 livros 4.519 Periódicos 9.733 Associados Situa-se no Parque Jonas Ramos, Centro - Fone: 221.Tem um diversificado número de livros à disposição da população, tanto para lazer, como para informação e pesquisa. 
1150 Funciona de: seg a sex 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h
MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL

Transformação deste espaço num centro comercial e cultural de Lages, com restaurantes, lojas, venda de artesanatos, e produtos da região, local para apresentação dos grupos culturais.
No mercado público acontece a "Feira Livre", que é a venda de produtos hortifrutigtranjeiros, nas 4ª e 5ª feiras todas as semana.
MONUMENTO À NEREU RAMOS
Localizado à Praça João Costa, mais conhecida como Calçadão, este monumento homenageia o lageano que chegou a Presidência da República. 
Nereu Ramos também hoje homenageado com um Memorial, onde o mesmo guarda seus restos mortais e alguns objetos a ele pertencente. O Memorial Nereu Ramos situa-se ao lado do Grupo Escolar Vidal Ramos, no centro da cidade de Lages, aberto diariamente à visitação pública. Nereu Ramos, ilustre lageano, nasceu em 03 de Setembro de 1.888, e faleceu em 16 de Junho de 1.958, em um acidente de avião ao retornar à sua residência no Rio de Janeiro. Alguns objetos que pertenciam a Nereu Ramos estão expostos no Memorial, tais como: seu punhal, livros, diplomas, brasões, sua cartola e frak (roupa de festa) um presente que ganhou de sua neta em seu aniversário; encontra-se também no Memorial um pedaço da poltrona do avião "Cruzeiro do Sul", a qual era ocupada por Nereu Ramos na ocasião do acidente. 
MONUMENTO ANTÔNIO CORREIA PINTO
O monumento foi esculpido pelo lageano Agostinho Malinverni Filho. A estátua, com três metros de altura e fundida em bronze, pesa quinhentos quilos. O pedestal é um bloco de pedra bruta, simbolizando o planalto selvagem. A estátua foi esculpida com traje característico do bandeirante. 
SOCIEDADE BENEFICENTE ISLÂMICA DE LAGES
A Sociedade Islâmica de Lages, única no sul do País, em termos estruturais, foi construída em estilo oriental, caracterizando-se por um minarete e por não possuir bancos no salão do templo. A oração do Alcorão decora o portal de madeira esculpido. A Sociedade Beneficente Islâmica de Lages possui: salão de estas, sala de reunião, biblioteca, casa de escola, casa do Sheik.
PARQUE ECOLÓGICO JOÃO JOSÉ THEODORO DA COSTA NETO 
Lages está entre as poucas cidades do Brasil que tem um parque ecológico municipal escriturado. Com esta iniciativa a Prefeitura está investindo na manutenção da qualidade de vida dos lageanos, principalmente das novas gerações. Em uma área de 2,34 milhões de metros quadrados, começa a ser montada uma estrutura de lazer e turismo que vai deixar a Capital Nacional do Turismo Rural ainda mais atrativa. O Parque, chamado oficialmente de João José Theodoro da Costa Neto uma homenagem ao antigo proprietário - contém mais de oito mil pinheiros nativos (araucária), sendo que vários atingem mais de 20 metros de altura. E entre as diversificadas árvores centenárias habitam animais já ameaçados de extinção, como a gralha azul - que é um indicador biológico, pois sobrevive apenas em áreas bem preservadas. Praticamente no perímetro urbano, no entroncamento das Br. 116 e 282, esta nova área de visitação e lazer, deverá ser sede de um Instituto Nacional para Pesquisa do Pinheiro. O objetivo dos idealizadores do projeto, Secretarias do Meio Ambiente, Gaplan e Serratur é criar um Instituto com um banco de dados sobre a flora e fauna das nossas matas.A previsão é de que no prazo de dois anos o Parque esteja implantado.Toda área será cercada com arame, trilhas terrestres serão abertas numa extensão de seis mil metros de comprimentode um lado da outro, além de trilhas suspensas de 320 metros de comprimento, com reserva acabos de aço, fazendo a ligação entre os vales.O projeto prevê também uma passarela sobre a BR 116, interligando duas áreas do Parque, a implantação de um mirante no ponto mais alto da área, inclusive para observação da cidade e as instalações administrativas e de lazer. Nos 10 mil metros quadrados de área de lazer serão construídas pistas de cooper, quiosques, play-grounds e postos de policiamento . A implantação do Parque Ecológico representa a preocupação com a preservação do meio ambiente. A qualidade de vida de uma cidade é medida também por suas áreas verdes. Segundo a Organização Mundial da Saúde o ideal é que cada cidade tenha 18 metros quadrados de área verde por habitante. 
CATEDRAL NOSSA SENHORA DOS PRAZERES 
No dia 01 de Janeiro de 1922, estava pronta a grandiosa igreja de Lages para ser consagrada. A missa foi celebrada por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Bispo do estado de Santa Catarina. 

OS SINOS
No dia 24 de dezembro de 1920, foi feito o batismo solene dos sinos, comprados em Brochum, na alemanhã. O maior deles denominado"Cristo Salvador", pesando 1,520Kg, o badfalo pesando 87Kg, foi doado pelo sr. Oscar de Brito e D. Alice Wenchausen, o Santa MAria pesando 920Kg, foi doado pelo dr.Bradenlisse Alves.
BRILHO DE NATAL

Espetáculo com milhões de luzes, que decoram a Catedral, praças, árvores, ruas e fachadas de edifícios e prédios históricos, no Centro e em alguns bairros. Durante todo o mês de Dezembro ocorrem shows musicais e espetáculos pirotécnicos.
Promoção: CDL, Prefeitura de Lages e ACIL.
SEMANA DE LAGES
Anual, comemora a data do aniversário do município em 22 de novembro.
Destaca festival de danças, ballet, bandas e shows em diversos pontos da cidade.
Promoção: Prefeitura do Município de Lages.
NOITE DA CULTURA
Apresentação do Real Ballet Diocesano, no Teatro Tamoio. O Real Ballet Diocesano tem se apresentado, com sucesso, em diversos festivais e competições, a nível nacional e internacional, tendo conquistado inúmeros títulos e troféus. Tem 150 componentes, sendo 42 bailarinas.
LAGES FASHION HAIR
Realiza-se anualmente, promovida pela Empresa Lafi Cosméticos, reunindo cerca de 1.000 participantes do Estado e do Sul do país. Experts de renome nacional e internacional ministram cursos, palestras e técnicas aos profissionais do ramo de cabeleireiros

EXPOLAGES
Anual, realizada anualmente em outubro. Destaca a exposição agropecuária e arremates.
Local: Parque de Exposições Conta Dinheiro. Promoção - Sindicato Rural de Lages.
Durante o ano todo realizam-se várias Feiras, Arremates, Exposições e Torneios (laço, hipismo rural), no Parque de Exposições Conta Dinheiro, através do Sindicato Rural e diversas Associações do setor agropecuário.
FESTA DO PINHÃO
Anual, realizada entre final de maio e início de junho. Considerada uma das maiores festas gastronômicas do Sul, destaca a gastronomia, música, danças típicas e shows, com público visitante de aproximadamente 500.000 pessoas. Diversos outros eventos realizam-se paralelamente como a Sapecada da Canção Nativa.
Local: Parque de Exposições Conta Dinheiro
Promoção: Prefeitura do Município de Lages e Serratur
FETEL - Festival de Teatro de Lages
Realiza-se anualmente, no Teatro Marajoara, nos meses de setembro e Outubro, reunindo Grupos Teatrais de diversas cidades.
Promoção: ALTE - Associação Lageana de Teatro
FESTA MUNDIAL DO LAMBARI
Realizada anualmente tendo por local o Salto do Rio Caveiras, com concursos de pesca, gastronomia, canoagem, natação e shows. Ocorre geralmente no mês de março.
Promoção: Prefeitura de Lages, Serratur e AMOSC (Associação de Moradores Salto Rio Caveiras)

RIOS DA REGIÃO 

CAVEIRAS: Nasce na Urupema (Campo dos Padres) e deságua no Rio Canoas e Rio Pelotas.
LAVA TUDO E PELOTINHAS: Região de São Joaquim e deságua no Pelotas.
PELOTAS: Divisa de estados SC/RS e do Município - Lages/SC- Vacaria/RS. 
CANOAS: Deságua no Rio Pelotas. VACAS GORDAS: Deságua no Pelotas. 

RIOS URBANOS 

PASSO FUNDO: Deságua no Carahá. 
CARAHÁ: Deságua no Rio Caveiras. 
PONTE GRANDE: Deságua no Caveiras.


CATEDRAL NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

No dia 01 de Janeiro de 1922, estava pronta a grandiosa igreja de Lages para ser consagrada. A missa foi celebrada por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Bispo do estado de Santa Catarina. Na sua construção foram utilizados blocos de pedra laje, seus vitrais são obras de rara beleza.
Faz parte do Patrimônio Histórico Municipal
OS SINOS
No dia 24 de dezembro de 1920, foi feito o batismo solene dos sinos, comprados em Brochum, na Alemanha. O maior deles denominado"Cristo Salvador", pesando 1,520Kg, o badalo pesando 87Kg, foi doado pelo sr. Oscar de Brito e D. Alice Wenchausen, o Santa Maria pesando 920Kg, foi doado pelo Dr. Bradenlisse Alves.
Localizado na Rua Beijamin Constant - Centro
CACIMBA DA SANTA CRUZ
A Cacimba de Santa Cruz foi construída ao pé da Colina que lhe deu o nome. Em 1968, com a inauguração do abastecimento à domicilio, a municipalidade achou melhor desativá-la soterrando-a.
Em 1976, foi restaurada cuidadosamente.
Localizada na Praça Siqueira Campos.


LOCALIZAÇÃO:
Pode se chegar em Lages em apenas duas horas de viagem saindo do litoral catarinense, tanto via Florianópolis (BR 282), como passando por Tubarão, via Gravatal e Lauro Muller, subindo a Serra do Rio do Rastro (SC 438).
Ou de avião chegando até o aeroporto de Lages.

 
Distâncias:
Distância Rodoviária do Município 
Florianópolis: 216 Km
Joinville: 396 Km
Blumenau: 232 Km
Criciúma: 205 Km 
Chapecó: 371 Km
Curitiba (PR): 358 Km
São Paulo (SP): 772 Km
Rio de Janeiro (RJ): 1.216 Km
Porto Alegre (RS): 360 Km
Montevidéu (URG): 1.017 Km
Buenos Aires (ARG): 1.281 Km
Assunção (PAR)

Distância Rodoviária dos Principais Portos
Itajaí: 291 Km
Imbituba: 298 Km
São Francisco do Sul: 390 Km
Paranaguá: 450 Km
Santos: 580 Km
Rio Grande: 680 Km
Rio de Janeiro: 1.193 Km
Dionísio Cerqueira (Porto Seco): 550 Km


Distância Rodoviária dos Principais Aeroportos 
Criciúma: 205 Km
Blumenau: 232 Km
Florianópolis: 252 Km
Navegantes: 283 Km
Porto Alegre (RS): 353 Km
Chapecó: 371 Km
São José dos Pinhais: 374 Km
Joinville: 396 Km
Guarulhos (SP): 772 Km



FONTE: www.portallageano.com.br

Para saber mais sobre Lages, visite o site: www.portallageano.com.br



PRINCIPAL   |  CADASTRO   |  HOSPEDAGEM-BUSCA   |  DESTAQUES  

©2009 www.guiatur.com.br