Destaques Cadastre seu estabelecimento
Home Hospedagem Gastronomia
 

SERRA DO CIPÓ - MG
IMAGENS DA SERRA DO CIPÓ CLIMA NAS CIDADES PRÓXIMAS A SERRA
CLIQUE AQUI PARA VER IMAGENS DA SERRA DO CIPÓ
CLIQUE AQUI PARA VER IMAGENS DA SERRA DO CIPÓ

Existem duas versões para a origem do nome da Serra do Cipó, uma diz que é devido ao rio Cipó, afluente do rio das Velhas que pertence a bacia do rio São Francisco, possui um leito sinuoso que se assemelha a um cipó retorcido e outra versão que diz o nome ter origem em uma mata existente na Serra que conta com uma grande quantidade de cipós. A vegetação da região é um ecossistema rico, dentre elas destacam se mais a vegetação de campos cerrados, campos rupestres e matas de galeria e segundo o IBAMA, abriga a mais extraordinária amostra de campos rupestres do Brasil.

Na região o solo tem muitas pedras na composição e possui baixa capacidade de reter água isso fez com que surgissem por exemplo, espécies de plantas com capacidade de captar a água da umidade do ar como a canela-de-ema.

A biodiversidade da região é uma das mais altas do mundo, estima-se que hajam 6.000 espécies vegetais, já foram catalogadas 1.600 espécies, sendo algumas destas, únicas no mundo. Quando explorou a Serra do Cipó o paisagista Burle Marx declarou que na região se encontra maior variedade em um metro quadrado do que em um quilômetro quadrado da Amazônia. O Parque abriga várias espécies de plantas e animais ameaçados de extinção, animais como: cachorro-do-mato-vinagre, gato-maracajá, lobo-guará, onça-parda, tamanduá-bandeira e veado-campeiro.

A água da região é abundante, com inúmeras nascentes e riachos e água de ótima qualidade.



   
VÍDEOS
Cachoeira Grande
 
Cachoeira Véu da Noiva
 
 
MUDE A "ROUPA" DO SEU NAVEGADOR FIREFOX
Temas para algumas cidades e localidades estão disponíveis.
Clique aqui e veja alguns.
Para instalar basta clicar em "Wear It" e depois "Permitir". É GRATUITO!


 

 
HOME ::: HOSPEDAGEM ::: GASTRONOMIA ::: DESTAQUES ::: CADASTRE SEU ESTABELECIMENTO ::: CONTATO